notícia

Golpe do celular atinge prefeituras da região

O famoso golpe de presidiários que ligam para as pessoas simulando um falso sequestro chegou agora nas prefeituras de cidades do interior de Minas Gerais. Os bandidos fingem ser um deputado federal para conseguir créditos para celular. Cerca de 35 cidades já caíram no golpe. Entre elas estão as prefeituras das cidades de Carangola, Caputira e Caratinga.

Segundo o Delegado da Polícia Federal, Daniel Souza Silva, os bandidos ligam para as prefeituras e se passam por um deputado federal. Eles dizem que estão numa Cherokee preta que estragou a alguns quilômetros do município, e pedem ajuda para os servidores da prefeitura. Os funcionários, então, providenciam o socorro para o deputado, que na verdade é apenas um golpista se passando pelo parlamentar.

Os golpistas ligam novamente e pedem o celular do servidor público. Depois, eles voltam a telefonar e dizem que precisam fazer algumas ligações importantes, mas estão sem saldo no celular. Diante disso, os servidores colocam créditos no aparelho e o deputado não aparece. Algumas prefeituras chegaram a depositar R$2 mil em créditos.

O golpe está sendo realizado desde setembro deste ano, mas somente há dez dias o caso foi descoberto pela Polícia Federal, que recebeu uma procuração do Deputado Jaime Martins, dizendo que o nome dele estava sendo usado por criminosos.



Devedor de água e luz não terá mais nome no SPC

contas181110A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, o projeto de lei 2986/08, do deputado Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ), que proíbe a inscrição do nome do consumidor inadimplente de água, luz, gás, energia elétrica e telefone em cadastros de devedores como o SPC (Sistema de Proteção ao Crédito).
A medida restringe-se apenas aos consumidores de baixa renda, incluídos nos critérios da tarifa social de energia elétrica.  “O consumidor pode estar passando por alguma dificuldade”, explicou o relator, deputado Regis de Oliveira (PSC-SP).



Presos autores do furto no “Bar da Reta”

clip_image002Na madrugada do dia 16 de novembro de 2010, indivíduos não identificados arrombaram a porta lateral do estabelecimento “Bar da reta” adentrado e furtando vários maços de cigarros e isqueiros.
A Polícia Militar, depois de intenso rastreamento, por volta das 16:00 horas, chegou ao autor Jeferson Henrique Pereira, 20 anos, conhecido como “Jefim” e, em parlamentação, relatou que um menor, de 15 anos, teria ajudado no arrombamento, sendo furtados vários maços de cigarros, escondendo alguns em matagais e, outros maços, venderam para a autora Lúcia Helena da Cruz Santos, 45 anos e Leonardo Carlos da Silva, “Leo” 18 anos, os quais foram presos por receptação.
Além disso, Walter Eugênio Paulino dos Santos evadiu-se e a outra menor de 15 anos foi apreendida por resistência e desobediência. O material recuperado foi apreendido, sendo entregue na Delegacia de Polícia.
Os autores foram ouvidos e encaminhados para a cadeia publica de Raul Soares.



Pedreiro morre soterrado em obra no centro de Simonésia

O pedreiro Reinaldo da Cunha, 31 anos, conhecido como Leão, morreu soterrado numa construção na Praça Getúlio Vargas, no centro de Simonésia, na manhã desta quarta-feira, 17. Segundo testemunhas, ele trabalhava na escavação abaixo de um barranco de cerca de quatro metros, num lote que foi desaterrado na região central da cidade. A terra acabou cedendo e cobriu o corpo do pedreiro. Ele morreu no local.
O Corpo de Bombeiros de Manhuaçu foi até Simonésia e fez uma vistoria para avaliar os riscos de novos acidentes, solicitando a Defesa Civil da Prefeitura de Simonésia para tomar as demais providências. O pedreiro estava sem equipamentos de segurança individuais.
Segundo o Sargento Cláudio, do Corpo de Bombeiros, o risco de deslizamentos em períodos chuvosos é enorme. “Nessa época e com tantas chuvas, como as que temos visto, a terra fica mais vulnerável a deslizamentos. Era necessária uma contenção para que se evitasse isso, já que os funcionários estavam trabalhando logo abaixo e fazendo uma escavação”, destacou.
Já o Cabo Zini, da Polícia Militar, ainda explicou que no meio da terra caíram algumas pedras e concreto e pode ter havido uma lesão na cabeça. “Foi um acidente de trabalho e infelizmente a terra cobriu o corpo do pedreiro. Rapidamente os funcionários da obra conseguiram retirar o rapaz, mas já estava sem vida”, afirmou.
A perícia esteve no local. Zinis afirmou que a obra foi interditada até que um especialista avalie os riscos de novos deslizamentos de terra e autorize a continuidade da construção.
“É um fato triste e lamentável ver um rapaz conhecido, trabalhador, que deixa sua esposa e filha. Infelizmente, fica uma lição de que é preciso usar os equipamentos de segurança. Fomos informados que a obra tem os equipamentos individuais, mas muitos operários não os utilizam por não estarem habituados. Pode até ser que não evitassem o que aconteceu, mas fica essa incógnita de que eles foram feitos para ajudar e proteger”, afirmou o Cabo Zini.



1º Natal Folia em Raul Soares

natalfolia171110








Equipe do Gavazza participa de seminário em BH

gavazza171110Entre os dias 03 e 05 de novembro, parte da equipe do Centro de Otorrino do Hospital Arnaldo Gavazza, Lenilda Viana (fonoaudióloga), Sérgio Lopes (otorrinolaringologista), Camilla Lopes (fonoaudióloga), Débora Brumano (assistente social), Camila Guimarães (psicóloga) e Janaína Ferreira (recepcionista), participou em Belo Horizonte do II Seminário de Saúde Auditiva do Estado de Minas Gerais. No I Seminário, realizado em setembro de 2007, o HAG participou como convidado, já que ainda não era credenciado como Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA).
Nesse seminário, a fonoaudióloga responsável técnica, Lenilda Viana apresentou um painel com os resultados do serviço no período de Janeiro de 2008 a Agosto de 2010. Segundo Gabriela Januário Cintra, coordenadora da Saúde Auditiva da Secretaria Estadual de Saúde, “o Serviço de Atenção a Saúde Auditiva de Ponte Nova está entre os melhores Serviços de Minas Gerais e ocupa o segundo lugar no "Prêmio Fábio Lessa de Qualidade em Saúde Auditiva".
Para o médico otorrinolaringologista responsável técnico, Sérgio Lopes ‘’essa conquista é muito gratificante, pois valoriza o trabalho da equipe multidisciplinar que vem sendo desempenhado com muita dedicação, motivando ainda mais para melhor servir a população. Isto também dá respaldo perante os Gestores Estaduais, Municipais e do Hospital Arnaldo Gavazza, para que possamos cobrar que as verbas sejam integralmente destinadas à saúde auditiva, bem como aumentá-las, viabilizando novos investimentos para o crescimento do serviço. E sem dúvida implica numa maior responsabilidade para que a qualidade seja mantida’’, completou.





Contadora é roubada em 25 mil reais na saída de banco

Dois homens roubaram 25 mil reais de uma contadora no centro de Caratinga no início da tarde desta terça, 16. Ela havia acabado de sacar o dinheiro em uma agência bancária.
Segundo o registro policial, por volta de 12:30 h, a contadora saiu da agência do Sicoob Credcooper com 25 mil reais e foi em direção a seu escritório, na Praça Coronel Pedro Martins, com a intenção de guardar o dinheiro em um cofre.
No pequeno trajeto, ela foi abordada por duas pessoas em uma motocicleta.  O homem que estava na garupa, armado com um revólver, anunciou o assalto e roubou a bolsa com documentos e o dinheiro.
Em seguida, os dois bandidos fugiram e não foram mais localizados.





PM do Meio Ambiente prende autor de pesca ilegal

clip_image002Equipe de Policiais Ambientais de Raul Soares realizaram um patrulhamento pelo córrego Ribeirão do Óculo, em Córrego Novo, no último domingo (14), quando depararam com um veículo Ford / Escort GL, placa GLC-8211, transportando 1,100 Kg de peixes das espécies Lambari e Piau, cuja captura é proibida neste período de Piracema.
Ao realizarem a mensuração dos peixes, ficou contatado que estavam abaixo da medida permitida para espécie.
O autor, Joaquim Alves da Silva, 38 anos, residente em Coronel Fabriciano, foi preso em flagrante e conduzido à delegacia de Caratinga, além da apreensão do pescado e dos materiais utilizados na pesca.
Foi lavrado ainda o auto de infração nº 64540, no valor de R$ 573,60.





Orientações sobre a piracema

Durante o período da piracema, que tradicionalmente ocorre entre 1º de novembro e 28 de fevereiro do ano subsequente, as atividades de pesca sofrem restrições. Nesta época, os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se reproduzirem e os pescadores têm de observar rigorosamente as restrições para a atividade.
Para o período de 2010 e 2011, as limitações estão contidas na portaria nº 224 (27/10/2010) que estabelece os critérios para a atividade na bacia hidrográfica do leste.
A partir do dia 1º de novembro de 2010, a pesca de espécies nativas é proibida em todas as bacias. Estará permitida somente a pesca até 03 kg e um exemplar de espécies não nativas (exóticas, alóctones e híbridas), por jornada de pesca. Lista de espécies são encontradas na portaria listada acima.
A palavra piracema é de origem tupi e significa "subida do peixe". Refere-se ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro. Ao fim desta época, as lagoas existentes às margens dos rios perdem contato com o curso d'água e as ovas ficam detidas. Nesses locais, as chances de sobrevivência dos alevinos (filhotes) são maiores, pois as águas são ricas em alimentos. Com as novas chuvas, as lagoas voltam a se conectar ao rio.
Minas Gerais abriga 354 espécies de peixes, o que representa quase 12% do total encontrado no Brasil. A bacia do São Francisco apresenta o maior número de espécies (173), seguida das bacias do Paranaíba (103) e do Grande (88).
A pesca é uma atividade de subsistência e os pescadores amadores devem portar a carteira de pesca, que pode ser obtida nas unidades de atendimento do IEF em todo o Estado ou no próprio site. A carteira deve ser renovada anualmente.


Declaração de estoque pesqueiro:
Os comerciantes de pescado devem declarar os seus estoques conforme portaria anual da Piracema.
Informe-se
As restrições de pesca para o período da piracema compreendido entre 1º de novembro de 2010 e 28 de fevereiro de 2011 em nossa região, que faz parte da bacia hidrográfica do leste estão contidas na portaria nº 224, de 27 de outubro de 2010 , que pode ser consultada pela internet, no site www.ief.mg.gov.br/pesca
Maiores informações podem ser obtidas junto a qualquer escritório do Instituto Estadual de Florestas (IEF) ou através da Polícia Ambiental de Raul Soares.





LUGARES QUE O BLOG FOI VISITADO

Visit http://www.ipligence.com